SECRETARIA DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Início do conteúdo

FGTAS lança Portal do Artesanato Gaúcho e serviço de emissão da Nota Fiscal Eletrônica do Artesão

Publicação:

WhatsApp Image 2022 06 01 at 11 46 33
03080502-whatsapp-image-2022-06-01-at-11-46-33.jpeg

O lançamento do Portal do Artesanato Gaúcho e do serviço de emissão da Nota Fiscal Eletrônica do Artesão foi realizado durante live transmitida pela página da FGTAS no Facebook, na manhã desta quarta-feira, 1º de junho.

O secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Hamilton Sossmeier, afirmou ser um privilégio participar do lançamento do Portal juntamente com a FGTAS, pois o site representa a centralização de informações e serviços.

O diretor-presidente da FGTAS, Rogério Grade, destacou que o lançamento do Portal é uma data histórica, que marca o compromisso com a qualificação dos serviços prestados aos artesãos. Agradeceu o apoio da STER aos programas e ações desenvolvidos pela FGTAS e convidou a todos a acessarem o site para fortalecer ainda mais o artesanato gaúcho, que é referência no segmento.

Já o coordenador do Departamento de Promoção de Desenvolvimento Social, Denis Costa, agradeceu a toda a equipe, que trabalhou no desenvolvimento do Portal, e o apoio da Direção da FGTAS e do Governo do Estado.

O objetivo do Portal (https://artesanatogaucho.rs.gov.br/inicial) é a promoção e o incentivo a criação de uma identidade para o artesanato gaúcho com foco na relevância cultural, criativa e econômica. O site expõe produtos e técnicas artesanais utilizadas pelos artesãos cadastrados no Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), bem como divulga feiras, espaços de comercialização, cursos, oficinas e notícias sobre o segmento.

No Portal, os artesãos também podem solicitar a emissão da Nota Fiscal Eletrônica por meio do preenchimento e envio de um formulário. O serviço está disponível somente para profissionais cadastrados no PGA, que possuem Carteira de Artesão dentro do prazo de validade. O Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) é fornecido em até três dias úteis. Em caso de urgência, o artesão deve comparecer à Agência FGTAS/Sine para solicitar o encaminhamento da nota fiscal física.

Segunda a coordenadora do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA), Luciana Pêss, a emissão da Nota Fiscal Eletrônica está sendo implantada por etapas nos municípios, conforme a capacitação das equipes das Agências FGTAS/Sine. O serviço pode ser solicitado, presencialmente, nas unidades de Alegrete, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Camaquã, Canoas, Caxias do Sul, Frederico Westphalen, Gramado, Ijuí, Lagoa Vermelha, Nova Prata, Novo Hamburgo, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre (Casa do Artesão), Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santiago, Santo Ângelo, São Leopoldo, Taquara, Torres, Tramandaí, Uruguaiana, Venâncio Aires, Vicente Dutra e Xangri-Lá. Nos demais municípios, a solicitação da Nota Fiscal Eletrônica será recebida somente pelo Portal.

Artesanato Gaúcho