Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

FGTAS recebe inscrições para feira de artesanato em Olinda

Publicação:

card Fenearte
06111906-card-fenearte.jpeg

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), por meio do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA), abre inscrições para a 22ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato - FENEARTE. Artesãos e entidades representativas poderão se inscrever, de 3 a 12 de junho, no site: https://www.artesanatogaucho.rs.gov.br/editais.

Para se candidatar como artesão individual, é necessário residir no Rio Grande do Sul, possuir Carteiras Estadual e Nacional de Artesão dentro do prazo de validade, habilitação para as matérias-primas e técnicas correspondentes aos produtos que deseja expor, cadastro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) e disponibilidade e condições para viajar e realizar a comercialização de seus produtos durante o evento.

Já as entidades representativas (pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos) devem ser legalmente constituídas; possuírem sede no Rio Grande do Sul; cadastro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), bem como os respectivos integrantes que serão beneficiados; e disponibilidade e condições de enviar um representante para realizar a comercialização dos produtos durante o evento.

Após o período de inscrições, terá início o processo de triagem, que será realizado de acordo com os seguintes critérios de avaliação: referência à cultura popular, criatividade, aplicação da técnica e qualidade do produto final, tradição, porcentagem do trabalho manual, potencialidade de comercialização, estética, consciência ambiental, produto associado à cultura local e não ter participado, nos últimos 12 meses, de feira nacional apoiada pelo PAB/PGA.

A relação prévia de selecionados será divulgada no dia 15 de junho e a lista definitiva, no dia 22 de junho. Os cinco selecionados irão expor e comercializar seus produtos em estande coletivo de 40m², de 6 a 17 de julho de 2022, em Olinda/PE.

Promovida pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), a Fenearte tem como objetivo valorizar e difundir os saberes tradicionais, estimular o potencial de crescimento dos artesãos e artesãs, funcionando como importante elemento estruturador da cadeia produtiva do artesanato local.

PGA

O Programa Gaúcho de Artesanato (PGA) é desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), órgão vinculado à Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda. O Programa incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio a comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.

Artesanato Gaúcho