Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Início do conteúdo

18° Salão do Artesanato - Raízes Brasileiras - São Paulo/SP

destaquesalao
Raizes Brasileiras

Conforme retificação do Edital 05/2024, a FGTAS publica lista prévia de entidades e artesãos selecionados para participação no 18° Salão do Artesanato - Raízes Brasileiras. 

Confira alteração no cronograma, com ampliação do prazo para confirmação de participação, que deve ser informada até dia 08/08/2024, pelo whatsapp 51 98608-0972, devendo fornecer o nº da carteira de artesão, seu nome completo e o nome da Feira.

________________________________________________________


A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social - FGTAS, vinculada à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), por intermédio do Programa Gaúcho de Artesanato, em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) na Portaria nº 1.007-SEI, de 11 de junho de 2018, torna público o processo de seleção de interessados em participar do 18° Salão do Artesanato - Raízes Brasileiras, que se realizará em São Paulo/SP de 28 de agosto a 1° de setembro. 


Confira o Edital de Seleção e participe.


As inscrições estão abertas de 15/07/2024 a 26/07/2024 às 20h e as vagas são destinadas a artesãos e entidades representativas do artesanato com vínculo ativo com o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

Formulário de inscrição para artesãos: Clique aqui

Formulário de inscrição para entidades representativas: Clique aqui

Artesãos devem utilizar o primeiro formulário de inscrição, e nele poderão optar por se inscrever como artesãos individuais ou artesãos vinculados a entidade representativa. 

  • Devem se inscrever como artesão individual aquelas pessoas que desejam viajar a São Paulo para participar da feira. Ou seja, que tenham disponibilidade e condições para realizar a comercialização de seus produtos presencialmente durante o evento.
  • Devem se inscrever como artesão representado por entidade as pessoas que desejam enviar suas peças e não participar do evento presencialmente. Para tal, deverão estar vinculados a uma entidade representativa.

O(a) representante legal da entidade representativa dos artesãos deve utilizar o segundo formulário para inscrever sua entidade.

A entidade deve ter disponibilidade e condições de enviar as peças artesanais e um representante para realizar a comercialização dos produtos dos artesãos representados durante o evento.

Todos interessados em participar da seleção deverão preencher o formulário eletrônico de inscrição e enviar por e-mail para divulgapga@fgtas.rs.gov.br os seguintes documentos:

I – Se artesão individual:

  1. Cópia da Carteira de Artesão do Programa Gaúcho de Artesanato;
  2. Cópia da Carteira do PAB ou, na falta justificada, fornecimento do nº de inscrição;
  3. De 5 a 10 fotos das peças artesanais que pretende comercializar, de diferentes ângulos, em arquivo de imagem com nitidez e resolução suficientes para pré-avaliação. As peças devem conter relação com o cadastro do SICAB.

II – Se Entidade Representativa do Artesanato (pessoa jurídica): 

  1. Cópia do Cartão CNPJ;
  2. Cópia do estatuto devidamente registrado, comprovando no mesmo a capacidade de comercialização dos seus representados;
  3. Cópia da ata de constituição da diretoria devidamente registrada e atualizada;
  4. Comprovante de que a pessoa que fez a inscrição é representante legal da entidade ou tem procuração deste, neste caso deve apresentar a procuração original e cópia simples; 
  5. Relação nominal dos artesãos que pretende representar no evento, que deverão estar com suas respectivas carteiras dentro do prazo de validade no momento da inscrição, com os respectivos números de cadastro no SICAB; e
  6. Comprovante de endereço da sede da entidade (dos últimos três meses).

III – Se artesão representado por Entidade:

  1. Cópia da Carteira de Artesão do Programa Gaúcho de Artesanato;
  2. Cópia da Carteira do PAB ou, na falta justificada, fornecimento do nº de inscrição;
  3. De 5 a 10 fotos das peças artesanais que pretende comercializar, de diferentes ângulos, em arquivo de imagem com nitidez e resolução suficientes para pré-avaliação. As peças devem conter relação com o cadastro no SICAB.

Arquivos anexos

Artesanato Gaúcho