FGTAS comercializa mais de 700 peças artesanais em Brasília
Publicação:

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), por meio do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA), registrou 721 peças comercializadas no 15° Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras. Ao todo, foram contabilizados R$ 50.305,00 em vendas, de 4 a 8 de maio, na Arena de Eventos do Pátio Brasil Shopping, em Brasília/DF.
A coordenadora do PGA, Luciana Pêss, destaca a importância da representação do RS na feira: “No Salão, foi perceptível o movimento de retomada do público e o potencial das feiras presenciais, inclusive, no sentido de oportunizar aos artesãos trocarem contatos para negócios futuros. Nosso estande também teve muita procura, tanto de gaúchos buscando nossos produtos tradicionais, quanto de pessoas de outros estados interessadas em conhecer a nossa cultura. Entre os produtos expostos destacavam-se peças de bambu, couro e de cutelaria”.
A FGTAS desenvolve o Programa Gaúcho de Artesanato (PGA), que incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio a comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.