Estão abertas as inscrições para o projeto Trilha de Capacitação
Publicação:

Na próxima terça e quinta-feira, 22 e 24 de março, serão realizados eventos online do projeto Trilha de Capacitação – Artesanato bem feito, negócio bem sucedido. A iniciativa é promovida pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), por meio do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA).
De acordo com o coordenador do Departamento de Promoção de Desenvolvimento Social (DPDS) da FGTAS, Denis da Silva Costa, “o projeto realizado desde 2017 tem como foco a gestão. Nesse sentido, em 2022, entramos na temática organização coletiva. Abordaremos os desafios encontrados pelas associações, cooperativas e arranjos produtivos, por meio dos quais os artesãos têm ainda mais força para alcance de resultados, desenvolvimento do segmento e representatividade. Nosso objetivo é melhor orientar sobre a forma de constituição desses grupos, a forma de condução do negócio por meio de coletivo e das alternativas e oportunidades possíveis para captação de recursos e desenvolvimento do segmento em nível municipal, estadual e federal”.
As capacitações serão transmitidas pela página da FGTAS no Facebook. Os participantes receberão certificado. Confira, a seguir, a programação:
22 de março – das 15h às 16h30
Com o tema "Importância da organização e os desafios de gestão de grupos organizados", a atividade abordará as perspectivas e os desafios dos grupos na gestão e no desenvolvimento do seu território e região durante a pandemia. As inscrições podem ser realizadas pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento-online/trilha-de-capacitacoes-em-gestao-artesanato-bem-feito-negocio-bem-sucedido/1516744.
Participarão do debate os presidentes da Cooperativa de Artesãos do RS (COOPARIGS), Sérgio Freitas; da Confederação Brasileira de Artesãos (CONART), Maria da Graça; da Federação das Entidades de Artesãos do Estado do RS (FEDARGS), Rejane Verardo; da Associação Gaúcha de Artes Integradas (AGAI), Vera Monteiro; e as representantes da Associação Art’Escama da Ilha da Pintada, Giorgia Santos e Andréia Becker.
24 de março - das 15h às 16h30
A palestra “Artesãos gaúchos: Uma perspectiva de construção social para participação em ações econômicas de forma cooperada” será ministrada pelo professor, pesquisador e empresário, Claudio Soares dos Santos, mestre em Administração com ênfase em Gestão Estratégica de Operações e doutor em Desenvolvimento Regional com ênfase em Organizações, Mercado e Desenvolvimento pela UNISC.
Com o tema “A cooperação na economia do artesanato gaúcho (Associação x Cooperativa)”, a palestra tratará sobre o associativismo e o cooperativismo, trazendo conceitos, vantagens e desvantagens, elementos necessários para a sua constituição, assim como as obrigações fiscais e tributárias decorrentes. As inscrições podem ser realizadas pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento-online/trilha-de-capacitacoes-em-gestao-artesanato-bem-feito-negocio-bem-sucedido/1509383.
PGA
A FGTAS desenvolve o Programa Gaúcho de Artesanato (PGA), que incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio a comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.