Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Início do conteúdo

Mais de 6 mil peças comercializadas na VIII Artesul

Publicação:

WhatsApp Image 2022 12 16 at 13 19 14 (1)
23102043-whatsapp-image-2022-12-16-at-13-19-14-1.jpeg

A VIII Artesul contabilizou a venda de 6.562 peças, que somaram R$ 302.638,32, de 16 a 21 de dezembro, no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre. O evento promovido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), por meio do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), contou com a participação de 125 artesãos de 30 municípios, que comercializaram seus produtos em 67 estandes.  

De acordo com a coordenadora do PGA, Luciana Pêss, foi importante o espaço gratuito dos estantes na feira o que contribui para uma maior participação de artesãos de todo o estado. Também destacou a melhoria na qualidade dos produtos expostos. As matérias-primas mais vendidas na feira foram artigos em couro, tecido, metal, pedra, fibra vegetal e porongo. Os produtos expostos foram selecionados por uma comissão que avaliou: porcentagem do trabalho manual, matéria-prima, conhecimento da técnica, personalidade no estilo e critérios no desenho, estética, produto final e aspectos em destaque.  

A Feira de Artesanato - Artesul consta nos calendários de Eventos e Mensal de Atividades de Porto Alegre, por meio da Lei nº 12.458, de 26 de outubro de 2018. Objetiva promover a diversidade do artesanato gaúcho, estimular o empreendedorismo, gerar emprego e renda e reconhecimento profissional. 

 

PGA 

O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. Desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), o PGA é responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos. 

Artesanato Gaúcho