Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Início do conteúdo

RF 6 - Campanha e Fronteira Oeste

Região Funcional 6
Região Funcional 6 - Foto: SEPLAG RS/DEPLAN RS

A Região Funcional 6 – RF6 caracteriza-se por apresentar uma formação histórico cultural e econômica fortemente influenciada pelas atividades rurais, ocupando grande extensão da Faixa de Fronteira com o Uruguai e Argentina, com a presença das chamadas cidades-gêmeas, formatadas na tentativa de integração econômica, sociocultural e de infraestrutura.

O Porto Seco de Uruguaiana é um dos mais importantes corredores de importação e exportação do Brasil, e que se dá grande parte da importação e exportação de produtos entre o Brasil e Argentina.

As atividades de criação de bovinos de corte e para produção de leite e de ovinos continuam se destacando, juntamente com a agricultura de arroz irrigado. Quase todos os municípios se destacam na produção pecuária. Na produção de arroz os destaques ficaram com Uruguaiana, Itaqui, Alegrete, São Borja e Dom Pedrito. Por força da valorização do mercado externo da soja em grão, a cultura registrou avanço considerável na região.

Entre as demais atividades na região, destacam-se a produção de sementes e a fruticultura, especialmente a vitivinicultura, que encontrou condições naturais propícias e força de trabalho disponível, e refletindo no desenvolvimento de alguns empreendimentos turísticos ligados ao ramo do vinho e da gastronomia, aliados à atratividade do bioma Pampa e da formação histórico cultural da região, demonstrando a potencialidade do enoturismo para a Região.

No ramo da Indústria Extrativa, destacam-se a extração de carvão para uso do setor de geração de energia termelétrica e a extração de calcário.

Fonte: Cadernos de Regionalização do PPA 2020-2023

Artesãos desta região

Artesanato Gaúcho