Seminário em Harmonia incentiva reflexões sobre o artesanato e destaca serviços da FGTAS
Publicação:
Realizado no sábado (9) o Seminário Regional de Artesanato do Vale do Caí, em Harmonia, reuniu cerca de 150 pessoas no salão do Parque Municipal José Albino Jacob. Com o objetivo de unir os artesãos, valorizar suas criações e reconhecer seu valor artístico, o evento teve palestras, relatos, exposições e apresentações artísticas.
Como parte da programação do Seminário, a FGTAS e o Programa Gaúcho de Artesanato teve a representação do coordenador do Departamento de Promoção de Desenvolvimento Social, Denis Costa, que destacou a as ações do PGA que busca fortalecer a atuação e o reconhecimento dos artesãos no estado. Também foi oferecido o serviço de avaliação e confecção de Carteiras de Artesão. Cerca de 80 Carteiras de Artesão foram solicitadas durante o evento, demonstrando o interesse dos participantes em formalizar e ampliar suas atividades no setor artesanal.
No discurso de abertura, Rogéria Flores, da Emater/RS-Ascar, destacou o artesanato como uma expressão autêntica da alma dos artesãos, refletindo seus sentimentos e virtudes. “É uma arte que alivia as tensões da vida e é feita com as mãos, instrumentos poderosos de cura,” afirmou.
A designer Fernanda inspirou os artesãos a repensarem a apresentação de suas peças para tornar seus estandes, como em feiras, mais atrativos. Ela também destacou o papel do artesanato como elemento cultural e de identidade, afirmando que a globalização não deve levar à perda de identidade artesanal.
O Seminário foi organizado pelo Grupo de Trabalho de Artesanato, Emater/RS-Ascar, Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social - FGTAS e Grupo Harmoartes, com apoio das prefeituras e grupos locais.