Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Início do conteúdo

41ª Expoargs contará com 184 expositores

Publicação:

Expoargs
Expoargs

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), por meio do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA), realizará a 41ª Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul – Expoargs, de 24 de agosto a 01 de setembro de 2024. O evento ocorrerá simultaneamente à Expointer, no Pavilhão do Artesanato do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A maior feira de artesanato gaúcho contará com 184 artesãos expositores em 123 estandes.      

Artesãos de 57 municípios participarão da Feira na exposição e comercialização de produtos de artesanato nas mais diversas técnicas e matérias-primas. Estarão expostos peças artesanais como: artigos de cutelaria, pelegos e peles, artigos de couro típico regional (couro trançado, para montaria), artigos de madeira, calçados e adereços de couro bovino (alpargatas, chinelos campeiros, chapéus, boinas, aventais, bolsas), tapetes de couro/pele, artigos de metal, esculturas em argila (de animais do campo) e artigos de lã de ovelha.

Os expositores foram selecionados por meio do processo de triagem, que envolveu a avaliação dos produtos artesanais, observando os critérios de aplicação da técnica e qualidade do produto, estética, produto associado à cultura local, destaque técnico e referência à cultura popular.

Edição anterior
A última edição do evento, a 40ª Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs), realizada de 26 de agosto a 3 de setembro de 2022, contabilizou 25.921 peças comercializadas, que somaram R$ 1.592.609,13 em vendas. As peças mais vendidas foram as peças em biscuit (enfeites de cuia), artigos em couro (chinelos campeiros, alpargatas) e artigos de madeira.

PGA
O Programa incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.

 

Artesanato Gaúcho