Artesanato gaúcho movimenta mais de R$ 150 mil durante a Fenearte
Publicação:

O artesanato gaúcho esteve presente 25ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (FENEARTE), realizado de 9 a 20 de julho de 2025, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Com um estande marcado pela diversidade de produtos e originalidade das peças, os artesãos gaúchos contabilizaram a comercialização de 1.583 peças artesanais, que somaram R$ 181.271,30 em vendas.
A participação foi viabilizada por meio da política de valorização do artesanato, promovida pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, por meio do Programa Gaúcho de Artesanato, com o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

Ao todo, 18 artesãos foram selecionados para representar o Rio Grande do Sul. Eles ocuparam um estande de 40m², destinado à exposição e comercialização de peças artesanais produzidas no Estado. Estiveram representados os seguintes municípios: Rosário, Nova Santa Rita, Porto Alegre, Barra do Ribeiro, Gramado, Pelotas, Novo Hamburgo, Portão, Lindolfo Collor e Viamão As peças mais vendidas foram: tapetes, bolsas em couro, tábuas, gamelas, utilitários e decoração em madeira, metal/cutelaria.
Os expositores foram selecionados por uma Comissão de Avaliação que considerou critérios como referência cultural, criatividade, originalidade, participação em programas de capacitação, qualidade técnica e diversidade dos produtos apresentados.
Considerada a maior feira de artesanato da América Latina, a FENEARTE celebrou 25 anos de trajetória, reunindo cerca de 700 espaços de comercialização e mais de 5 mil artesãos e expositores do Brasil e do exterior. A feira é promovida pelo Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), em parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), coordenado pelo Governo Federal.