Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Início do conteúdo

Inscrições abertas para feira de artesanato em Olinda

Publicação:

Fenearte
Fenearte

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), vinculada à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, por meio do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA), abre inscrições para a 23ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato - FENEARTE. Artesãos e entidades representativas poderão se inscrever, de 8 à 22 de maio, no site: 23ª FENEARTE (inscrições de 08/05/2023 a 22/05/2023) - Artesanato Gaúcho (artesanatogaucho.rs.gov.br)

Para se candidatar como artesão individual, é necessário residir no Rio Grande do Sul, possuir Carteiras Estadual e Nacional de Artesão dentro do prazo de validade, habilitação para as matérias-primas e técnicas correspondentes aos produtos que deseja expor, cadastro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) e disponibilidade e condições para viajar e realizar a comercialização de seus produtos durante o evento.

Já as entidades representativas (pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos) devem ser legalmente constituídas; possuírem sede no Rio Grande do Sul; cadastro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), bem como os respectivos integrantes que serão beneficiados; e disponibilidade e condições de enviar um representante para realizar a comercialização dos produtos durante o evento.

Após o período de inscrições, terá início o processo de triagem, que será realizado de acordo com os seguintes critérios de avaliação: referência à cultura popular (inspiração nos elementos da cultura local, com utilização de técnicas e materiais daquela região), criatividade, aplicação da técnica e qualidade do produto final, tradição, porcentagem do trabalho manual, potencialidade de comercialização, estética (equilíbrio e harmonia na criação das peças), consciência ambiental, produto associado à cultura local e não ter participado, nos últimos 12 meses, de feira nacional apoiada pelo PAB/PGA.

A relação prévia de selecionados será divulgada no dia 26 de maio e a lista definitiva, no dia 02 de junho. Os selecionados irão expor e comercializar seus produtos em estande coletivo de 40m², de 5 a 16 de julho de 2023, em Olinda/PE.

A Fenearte faz parte das feiras nacionais promovidas pelo Programa de Artesanato Brasileiro, é uma das maiores feiras da América Latina e tem como objetivo valorizar e difundir os saberes tradicionais, estimular o potencial de crescimento dos artesãos e artesãs, funcionando como importante elemento estruturador da cadeia produtiva do artesanato local.

PGA

 O Programa Gaúcho de Artesanato incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio a comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.

Artesanato Gaúcho