Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Início do conteúdo

RF 5 - Sul

Região Funcional 5
Região Funcional 5 - Foto: SEPLAG RS/DEPLAN RS

A Região Funcional 5 – RF5 tem nos segmentos de Serviços a Administração Pública, o de Comércio e Serviços de Manutenção e Reparação, tendo a liderança de Pelotas e Rio Grande como grandes polos na região.

A Indústria de Transformação é a que possui maior participação, através da fabricação de produtos alimentícios (óleos e gorduras vegetais e animais); na fabricação de outros equipamentos de transporte, especialmente a construção de embarcações; e na fabricação de produtos químicos, principalmente os inorgânicos. A Construção Civil e a produção de energia elétrica oriunda dos parques eólicos localizados em Santa Vitória do Palmar e Chuí são outros referenciais importantes na economia da região. Na Agropecuária destaca-se o cultivo de cereais para grãos, especialmente o arroz em Arroio Grande e Santa Vitória do Palmar. A pecuária, com a criação de bovinos e outros animais, como ovinos, aparece bem distribuída pela região. Outros produtos da lavoura temporária, como o fumo, destacam-se nos municípios a oeste da Laguna dos Patos, enquanto a cebola predomina a leste. Os cultivos de pêssego, laranja e os hortifrutigranjeiros também são importantes. A região é responsável por 62,2% da produção da pesca no Estado.

A circulação de mercadorias utiliza os modais rodo, ferro, hidro e aeroviário. O Porto de Rio Grande é uma referência na região, e o terminal ferroviário de Rio Grande movimenta cargas provenientes de todo o Estado que ingressam no trecho entre Cacequi e Rio Grande, especialmente commodities agrícolas para exportação. O modal hidroviário de cargas é elemento central para o desenvolvimento da Região, que conta com a hidrovia da Laguna dos Patos. O modal aéreo conta com o Aeroporto Internacional João Simões Lopes Neto, em Pelotas, que além de atender o público inter-regional, se tornou, devido à sua localização, uma das principais ligações com o Uruguai, com a Argentina e com o Chile.

Uma atividade que tem se mostrado como potencial é a do turismo. Rio Grande tem recebido, especialmente na temporada de verão, muitos transatlânticos de turismo de diversas nacionalidades, que fazem parada para executar tarefas aduaneiras e abastecimento.

Fonte: Cadernos de Regionalização do PPA 2020-2023

Artesãos desta região

Artesanato Gaúcho