Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Início do conteúdo

RF 7 - Celeiro, Missões, Fronteira Noroeste e Noroeste Colonial

Região Funcional 7
Região Funcional 7 - Foto: SEPLAG RS/DEPLAN RS

A Região Funcional 7 – RF7 ocupa uma grande extensão da Faixa de Fronteira com a Argentina. A região possui forte tradição na atividade agrícola cooperativista voltada à produção de grãos (soja, milho e trigo), e na pecuária, à produção de leite e criação de suínos. Tem uma estrutura fundiária baseada em médias e pequenas propriedades de agricultura familiar, com produção primária diversificada, e médias propriedades de agricultura empresarial, com elevado nível de mecanização. Há, ainda, a presença de assentamentos rurais nas Missões e Noroeste Colonial.

Tem na Fabricação de Produtos Alimentícios o abate e fabricação de produtos de carne e na fabricação de óleos e gorduras vegetais e animais; e a Fabricação de Máquinas e Equipamentos para a Agricultura e Pecuária, concentrando na Fronteira Noroeste e Noroeste Colonial, especialmente no eixo Horizontina, Santa Rosa, Ijuí e Panambi.

A atividade de turismo tem a presença das Missões Jesuíticas, o Parque Estadual do Turvo e o Salto do Yucumã, no rio Uruguai.

O modal aeroportuário está presente com dois aeroportos: Santo Ângelo, com voos regulares; e Santa Rosa, sem voos regulares atualmente. A região possui também um aeródromo para aeronaves de pequeno porte e de uso agrícola em Ijuí.

Fonte: Cadernos de Regionalização do PPA 2020-2023

Artesãos desta região

Artesanato Gaúcho