Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Início do conteúdo

RF 3 - Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra

Região Funcional 3
Região Funcional 3 - Foto: SEPLAG RS/DEPLAN RS

A Região Funcional 3 - RF3 possui polos consolidados de produção industrial, de prestação de serviços e de atividade primária, como a produção e o processamento de grãos, carnes e frutas. Destacam-se a criação de bovinos, destinada especialmente para corte e leite, o cultivo de produtos da lavoura temporária, como batata-inglesa e tomate, de produtos da lavoura permanente, principalmente uva e maçã, silvicultura e exploração florestal e a criação de aves.

A indústria metal/mecânica desempenha papel importante com fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias; preparação de couros e fabricação de artefatos de couro, artigos para viagem e calçados; e fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos.

Já o turismo se destaca, abrigando inúmeros atrativos, como os parques naturais, o turismo rural, o cultural e o de festas e eventos. Além da concentração do setor em Gramado, Canela e Bento Gonçalves, a região dos Campos de Cima da Serra vem se destacando também pelo ecoturismo e turismo de aventura. Recentemente foi aprovada a criação da Rota Turística Campos de Cima da Serra no Rio Grande do Sul, onde se localizam os cânions dos Aparados da Serra.

Fonte: Cadernos de Regionalização do PPA 2020-2023

Artesãos desta região

Artesanato Gaúcho