Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Início do conteúdo

RF 9 - Alto da Serra do Botucaraí, Médio Alto Uruguai, Nordeste, Norte, Produção e Rio da Várzea

Região Funcional 9
Região Funcional 9 - Foto: SEPLAG RS/DEPLAN RS

A base produtiva da Região Funcional 9 – RF9 tem apoio, principalmente, no setor de Serviços, tendo o segmento mais importante o da administração pública, seguido de comércio e serviços de manutenção e reparação. Passo Fundo, Erechim, Carazinho, Palmeira das Missões, Soledade, Frederico Westphalen e Lagoa Vermelha são os maiores municípios da região, e lideram nesse segmento, sendo que Passo Fundo tem a polaridade do setor de Serviços e a função estratégica na logística de transportes.

Na Agropecuária é a primeira em participação no Estado, destacando-se a produção de grãos (soja, milho e trigo); a criação de bovinos, destinada para corte e leite; a criação de aves; e, em menor escala, a criação de suínos.

No setor industrial, a região é a terceira no Estado. A Indústria de Transformação é o segmento que possui maior participação, principalmente na fabricação de produtos alimentares, com liderança da moagem, fabricação de produtos amiláceos e de alimentos para animais; abate e fabricação de produtos de carne, laticínios; e fabricação de óleos e gorduras vegetais e animais. Aparece também o destaque nas divisões de fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias e a fabricação de máquinas e equipamentos, especialmente os direcionados à agropecuária.

A geração de energia é outro destaque, oriunda das usinas hidrelétricas de Passo Fundo, Itá e Machadinho. Na área de educação, a Região conta com o Parque Científico e Tecnológico Universidade de Passo Fundo (UPF) Planalto Médio, sediado em Passo Fundo, e suas incubadoras.

A configuração da estrutura rodoviária, com malha radial a partir de Passo Fundo, favorece o escoamento da produção para Santa Catarina, Porto Alegre e Rio Grande.

Fonte: Cadernos de Regionalização do PPA 2020-2023

Artesãos desta região

Artesanato Gaúcho