Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Início do conteúdo

RF 4 - Litoral

Região Funcional 4
Região Funcional 4 - Foto: SEPLAG RS/DEPLAN RS

A Região Funcional 4 - RF4 tem um diferencial no Setor de Serviços, com os segmentos mais representativos na administração pública, principalmente em Osório, Capão da Canoa e Tramandaí; nas atividades imobiliárias e aluguéis, nos municípios onde o turismo tem maior relevância; e o comércio e serviços de manutenção e reparação.

O grande fluxo de turistas que se dirige no verão contribui para que o setor de turismo sofra um aquecimento no período, gerando vagas de emprego temporárias. Na Indústria, o segmento mais representativo é a construção civil, seguido dos serviços industriais de utilidade pública (SIUPs), principalmente na produção de energia em Osório, Tramandaí, Palmares do Sul e Xangri-lá, onde se localizam parques eólicos.

Na Agropecuária, apesar da baixa participação no Estado, tem destaque o cultivo de cereais para grãos, principalmente o arroz, em Mostardas, Palmares do Sul e Capivari do Sul. Além desse, aparecem a criação de bovinos, destinada especialmente para corte e leite; o cultivo de produtos da lavoura temporária, principalmente, abacaxi, mandioca, fumo e feijão; o cultivo de produtos da lavoura permanente, destacando-se a banana; a silvicultura; e a pesca.

Fonte: Cadernos de Regionalização do PPA 2020-2023

Artesãos desta região

Artesanato Gaúcho