Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Início do conteúdo

RF 1 - Centro Sul, Metropolitano Delta do Jacuí, Paranhana Encosta da Serra, Vale do Caí e Vale do Rio dos Sinos

Região Funcional 1
Região Funcional 1 - Foto: SEPLAG RS/DEPLAN RS

A Região Funcional 1 - RF1 tem como característica econômica os serviços especializados e a indústria de transformação. Apresenta os maiores volumes de circulação de mercadorias e de passageiros, contando com a mais densa rede de transportes. Seus municípios apresentam tendências de continuidade urbana, reforçando as fortes correlações em empregos, rede urbana, infraestruturas de comunicações, universidades, centros de pesquisas e serviços de saúde. Neste sentido de pesquisa, quatro parques tecnológicos se destacam: TECNOSINOS, em São Leopoldo; TECHPARK, com unidades em Novo Hamburgo e Campo Bom; e TECNOPUC e ZENIT, em Porto Alegre.

As atividades industriais destacam a preparação de couro para fabricação de calçados, fortemente desenvolvida no Paranhana Encosta da Serra e no Vale do Rio dos Sinos, a fabricação de produtos de metal, de produtos alimentícios, de produtos de borracha e de material plástico e a confecção de artigos de vestuário, sendo essas mais marcantes no Metropolitano e Delta do Jacuí e Vale do Rio dos Sinos.

Na atividade agropecuária destaca-se a produção média de alguns produtos, como é o caso do cultivo de batata-doce, com destaque nos municípios de Mariana Pimentel, Barra do Ribeiro e Camaquã, e em Guaíba; e do cultivo de produtos de silvicultura (madeira em toras), com grande importância econômica, especialmente no Centro Sul e Metropolitano Delta do Jacuí.

Fonte: Cadernos de Regionalização do PPA 2020-2023

Artesãos desta região

Artesanato Gaúcho